sexta-feira, 22 de maio de 2015

Peças para revender 10/4/2015

Peças para revender

Algumas pessoas podem até se empolgar ao ler esse título, mas minha foto retrata como me sinto a respeito do assunto:



Acho que quero falar sobre esse assunto que nunquinha toquei, desde que trabalho com artesanato.
Volta e meia eu recebo contato dizendo que querem revender minhas peças.

Vamos aos prós e contras:
  1. Meus prazos são extensos
  2. Trabalho sozinha
  3. Meus preços são fechados
  4. O pagamento é no ato da encomenda

Sempre que recebo algum contato dizendo que quer peças pra revender minha resposta é meio mecânica:

Olá
Eu trabalho com prazos entre 30 e 45 dias, pagamento no ato da encomenda, não consigo dar descontos muito grandes e nem produzir em grande escala, pois trabalho sozinha.

Espera gente, deixa eu abrir um parênteses aqui e contar uma coisa (meu pai me ajuda, ele faz todas as pinturas de MDF e correio. Meu marido também me ajuda quando tem encomendas com peças de corte. Minha mãe também entra na dança de vez em quando) fecha parênteses dizendo que a modelagem eu faço sozinha.


Geralmente com todas essas explicações as pessoas acabam desistindo.
E confesso que em algumas situações me sinto movida a pegar, porque um dinheirinho extra sempre é legal.
PORÉEEEEM, sempre tem um porém muito grande, porque as pessoas querem ganhar mais que a gente.
E isso é triste, sabem porque?
Poxa vida, eu acordo cedo, tinjo massa, penso na peça, crio, modelo, desmancho se não fica bom, refaço, chego no fim do dia com as costas doendo, cansada e alguém vem, pega minhas peças por "preço de banana" (acho que a banana tá cara também né? Não foi uma comparação muito feliz ) e depois vendem, VENDEM PELO DOBRO, TRIPLO do preço?

Tá, tudo bem, quer pegar uma peça de R$ 3,00 aqui e vender por R$ 10,00? Pode pegar! Eu não devo ligar. Mas por favor, pague o preço que eu estou cobrando! Sem drama e choradeira.

O chato, o cansativo desse tipo de negociação é a barganha injusta. Porque geralmente quem revende não teve trabalho nenhum com aquela peça.


Eu já vendi para revenda e não foi legal, só trouxe aborrecimentos.

Não quero fechar essa porta caso alguém queira revender meus produtos, mas se quiser precisa saber que: 
  • meu produto deve levar meu nome
  • meu preço é justo, só revenda se você puder cobrar a mais sem ser injusto
  • todos os meus produtos são vendidos como meus nas minhas lojas virtuais
  • a exclusividade das minhas peças são minhas 
  • minha profissão é artesã, minha arte é parte de mim
Observação importantíssima: saiba diferenciar revender produtos industrializados de produtos artesanais antes de barganhar com uma artesã.

Pessoal, me perdoem por esse desabafo, me perdoem por parecer intransigente. Mas algumas coisas chateiam pra caramba. 

Prometo postagens mais positivas pra equilibrar (risos).

Deus abençoe
Beijinhos da Tati

Nenhum comentário:

Postar um comentário