sexta-feira, 22 de maio de 2015

Orçamento/controle financeiro 8/3/2014

Orçamento/controle financeiro



Hoje quero falar com vocês um pouquinho sobre investir no seu trabalho.
Vou contar como eu comecei.
Em 2009 quando eu decidi trabalhar com artesanato não sabia muito bem ainda como seria isso. Se seria só por um tempo e se eu conseguiria fazer alguma coisa que realmente vendesse e agradasse uma clientela.
Pois bem, eu devo ter investido R$ 40,00 em massa, revistas e alguns moldes.
Eu tinha a vantagem de que a minha mãe trabalha com artesanato desde antes de eu me entender por gente e pude usar as tintas dela pra me aventurar no mundo das massinhas coloridas.

Essa foto foi de um coração humano, trabalho de faculdade que uma cliente pediu e foi meu primeiro desafio no biscuit.
Embora isso não venha ao caso, porque estou falando de dinheiro, vale ressaltar que todo começo é complicado, principalmente em artes, porque eu não fiz nenhum curso de biscuit e minha mãe que sempre trabalhou com artes não tinha muita familiaridade com as massinhas.
E essa complicação se dá porque você precisa investir tempo, dinheiro e dedicação para poder dar o seu melhor e ainda assim precisa trabalhar para pelo menos repor o que gastou.
É isso mesmo, não se iluda, pois no começo você só conseguirá repor os gastos. Mas não desanime com isso.

Vamos falar um pouquinho sobre isso.
Eu sou uma pessoa que compro parcelado e uso cartão de crédito, mas nunca fui uma pessoa de gastar além da conta.
E este é o principal assunto da nossa conversa de hoje.
Conheço diversas pessoas que trabalham por conta própria e em áreas que o dinheiro gira muito mais do que na minha área, então, pra mim às vezes é um pouco difícil de entender como a roda gira rsrs.
Porque eu entendo e quero ensinar vocês que não podemos ter um orçamento maior do que a nossa capacidade.
E isso não é falta de ousadia, isso é ter os pés no chão e sabedoria.
Como eu disse no começo, eu investi R$ 40,00 quando comecei, porque era o que eu podia gastar.
E aos poucos fui adquirindo os materiais necessários, as ferramentas e tudo o mais que eu precisava.
E ainda hoje têm algumas peças que eu vou comprando aos poucos, pra não gastar muito mais do que eu preciso.

Meu conselho pra vocês hoje é que não se enfiem em dívidas por algo que ainda nem sabem se irá dar certo.
E não me chamem de pessimista, porque eu não sou.
Invista pouco e aos poucos, mesmo que você tenha muito para investir.
Sabe quando vamos entrar em uma piscina de água fria?
Têm pessoas que mergulham de uma vez e é o maior sucesso.
Eu prefiro colocar um pé, depois outro, depois sentar na água e depois molhar a cabeça. Até o corpo se acostumar com o frio da água.
Porque eu sei que se eu não mergulhar de uma vez ainda dá tempo de desistir e tentar de novo.

Não se enrole em dívidas, não faça nada além daquilo que é a sua capacidade, para não se arrepender depois.
Pense bem antes de entrar em um negócio, assumir uma dívida, ou qualquer coisa do gênero.
Lembre-se de grão em grão a galinha enche o papo.

Deus abençoe e bom faturamento pra nós

Nenhum comentário:

Postar um comentário